História do Clube parte 1

Como nasceu o nosso Clube:

O FC Amares iniciou em 1938, até 1940, numa bouça que foi adaptada a um campo de futebol sem medidas e equipamentos. O mesmo situava-se a sul do Castelo de Carrazedo, o clube foi baptizado com o nome Grupo de Futebol da Feira Nova.

Em 1941 as atividades desportivas passaram para o Campo do Castro, não muito distante do atual estádio do nosso clube e onde além do futebol se praticava atletismo.

Os Feiranovenses decidiram por mãos a obra e fundaram oficialmente o clube de futebol, assim em 1943 o Sr. Paulo Barbosa de Macedo adquiriu um terreno, na margem do caminho que ligava a freguesia de Feira Nova à freguesia de Besteiros, para construir então o futuro campo de futebol.

Na época como não existiam recursos financeiros para se efetuar a terraplanagem, um grupo de Feiranovenses, decidiu então oferecer-se para remover toda a terra desnecessária existente no lado nascente, para colocar a mesma no lado poente do futuro recinto desportivo.

Essa tarefa era árdua, porque as escavações tinham de ser efetuadas com pás e picaretas. O transporte era efetuado em carrinhos de mão para o outro lado do campo, nessas escavações aconteceu um acidente que por pouco não se transformou numa tragédia com vítimas mortais.

Um grupo constituído pelos Srs. Ulisses Valter da Silva, Joaquim da Rocha, o “Mudo do Sertão” como era conhecido e ainda Domingos Andrade vulgarmente tratado por “Domingos Café” procedia à escavação de uma barreira quando esta desabou por cima dos mesmos e não fosse o socorro imediatamente prestado por outros colegas os mesmos teriam falecido soterrados nos escombros daquele local.

Terminada a construção do campo de futebol, batizado então por “Campo de Jogos Luís Calheiros de Abreu” em homenagem ao Benemérito Luís Calheiros de Abreu da família dos Páduas.